SERVIÇOS


AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Durante a primeira consulta (apenas com os pais) há a anamnese, onde conversamos sobre a queixa principal e todo o histórico da criança.
São realizadas de 8 a 10 sessões de avaliação, durante as quais se observa o seu comportamento e as estratégias que utiliza para realizar as várias atividades propostas. Desta forma, podem ser identificadas as habilidades e as dificuldades que requerem intervenção psicopedagógica.
Após a avaliação, realiza-se mais uma sessão com os pais com o objetivo de falar sobre as necessidades identificadas e sobre a proposta de intervenção psicopedagógica aconselhada.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
A intervenção dependerá das necessidades identificadas no processo de avaliação e poderão ser realizadas atividades de leitura, escrita, raciocínio lógico-matemático, estimulação cognitiva, promoção da autoestima e autonomia, entre outras.
Plano terapêutico individualizado.




ALFABETIZAÇÃO CLÍNICA
A alfabetização clínicas destina-se àquelas crianças em processo de alfabetização (à partir dos 5 anos) e que apresentam alguma dificuldade na aprendizagem da leitura e da escrita, como identificação e reconhecimento das letras e consciência fonológica.
REABILITAÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA
O processo de aprendizagem da leitura e da escrita é extremamente complexos e essencial para a comunicação, para a aquisição de novos conhecimentos e para a efetivação de relações interpessoais. Quando ocorrem dificuldades na leitura e/ou na escrita, todo o processo de aprendizagem fica comprometido e a criança poderá mostrar sinais de falta de interesse, autoconfiança e autonomia, baixa autoestima, desmotivação, comportamento inadequado, etc.
A Psicopedagogia tem um papel muito importante na prevenção e no tratamento das dificuldades de leitura e/ou escrita.


MEDIADORA DE PEI 1
Programa de Enriquecimento Instrumental
O PEI se fundamenta na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein que nos oferece uma visão dinâmica das capacidades cognitivas do ser humano, esclarecendo como os processos de aprendizagem ocorrem e como é possível, através de uma mediação adequada, expandir o potencial para aprender aumentando a eficiência do funcionamento intelectual dos indivíduos.
O Pei 1é constituído por 7instrumentos. Cada um dos instrumentos tem como foco algumas funções cognitivas, que, sendo trabalhadas, possibilitam a correção de outras funções cognitivas relacionadas. É direcionado para indivíduos alfabetizados, que enfrentem ou não dificuldades construídas na relação ensino e aprendizagem.
São propostos exercícios que avançam com critérios de complexidade e abstração cada vez mais crescentes e, assim, ampliam o interesse e a motivação intrínseca dos indivíduos.
ESTIMULAÇÃO
COGNITIVA
As atividades de estimulação têm como objetivo melhorar as competências para o desenvolvimento das funções executivas e permitir a evolução de habilidades e capacidades individuais de forma a construir uma trajetória de sucesso nas aprendizagens e prevenir dificuldades futuras.
As funções executivas são as habilidades cognitivas que nos permitem controlar e regular nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações diante dos conflitos ou das distrações.
É possível considerar três dimensões das funções executivas que, apesar de distintas, são interligadas. São elas a memóra de trabalho, o controle inobitório e a flexibilidade cognitiva. Outras habilidades relacionadas às funções executivas são planejamento, organização, atenção seletiva, monitoramento, entre outras.
SUPERVISÃO PSICOPEDAGÓGICA
A supervisão clínica é um processo que tem como objetivo principal o desenvolvimento de raciocínio clínico e manejo para avaliação, intervenção, aplicação de testes, formulação de hipótese diagnóstica, escrita de relatório e outros processos clínicos para promover segurança ao profissional. Você traz suas dúvidas
e nosso encontro é determinado a partir dos casos dos seus pacientes.